UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA- UNEB
UNIDADE
ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA-UNEAD
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA IV
MÁRCIO
AMAMBAHY
NATUREZA
E TECNOLOGIA
EUCLIDES
DA CUNHA
2015
MÁRCIO AMAMBAHY
PROJETO
ESTÁGIO: NATUREZA E TECNOLOGIA
Trabalho, apresentado à
Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH
- CAMPUS IV, Colegiado de Geografia, como requisito de avaliação do componente
curricular Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura plena em Geografia.
EUCLIDES DA CUNHA
2015
Sumário
O espaço geográfico é uma combinação de
elementos da natureza, do meio técnico e do meio tecnocientífico. Atualmente, o
espaço geográfico diferencia-se muito menos em função das suas características
naturais do que das condições técnicas e organizacionais presentes em cada
área. Desde os primórdios, a relação entre as sociedades e a natureza é
medida pelos sistemas técnicos. O desenvolvimento tecnológico caminha no
sentido de ampliar as necessidades sociais e os meios técnicos para a
incorporação de novos recursos, transformando continuamente elementos da
natureza em recursos naturais.
O projeto Natureza e Tecnologia fora
elaborado para possibilitar aos alunos da 1ª série do ensino médio, maior
conhecimento e interação com os conteúdos apresentados, já, que estes não são
tão difundidos, porém pouco debatido sobre uma visão geográfica crítica. E os
alunos precisam construir tal visão a partir, do surgimento da
necessidade desta instituição proporcionar aos alunos uma difusão de
conhecimentos. Desde suas origens, significados, conceitos, preconceitos,
sociedade e cultural.
Diante
disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar sobre os
conteúdos, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de
transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de
conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na
educação e que a aprendizagem somente existe se difundirmos e vivenciarmos no
meio em que vivemos.
O estágio supervisionado é um momento de
fundamental importância no processo da formação profissional, momentos de
experiências e práticas, configurando-se em uma atividade que possibilita ao
discente a oportunidade de colocar em prática todas as teorias aprendidas
durante a sua formação. Deverá servir como visão da realidade profissional,
aproximando os conhecimentos acadêmicos das práticas a serem desenvolvidas no
processo ensino-aprendizagem.
Sendo esta, mais uma etapa importante que necessita
de dedicação e concentração de esforços, porque, além das teorias discutidas e
aprendidas no processo de formação o novo profissional colocará em exercício
suas qualidades pessoais para analisar situações e desenvolver suas habilidades
como docente no ambiente da instituição que estagiar é um momento na formação
em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de
atuação. Um momento de interação de conhecimentos acadêmicos com as
experiências vivenciadas dentro de uma sala de aula, associando teoria e
prática, o que muitas vezes são trabalhadas dissociadas, visto que, o estágio
proporciona um momento de REFLEXÃO: REFLEXO E AÇÃO por nós futuros geógrafos.
.
·
Geral:
Contribuir na construção de uma visão
crítica sobre a atual situação do mundo em relação à natureza e as tecnologias.
·
Específicos:
Entender o que é a natureza humanizada
Destacar a grande importância dos
recursos naturais
Conhecer os fundamentos da cartografia
Identificar os avanços tecnológicos e
sua importância para a cartografia
·
Natureza e tempo da sociedade
·
A natureza humanizada
·
Os recursos naturais
·
Os mapas e as visões do mundo
·
Os fundamentos da cartografia
·
Cartografia e as novas tecnologias
Ø 20
aulas (50min cada).
Ø No
período de: 19 de agosto de 2015 a 30 de setembro de 2015
Ø Alunos
da 1ª série turma A do ensino médio
Ø Colégio
Estadual Dr Rubem Carneiro\ Nordestina – BA.
Escola: Colégio
Estadual Dr Rubem Carneiro
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O Colégio
Estadual Dr. Rubem Carneiro, que teve como Ato de criação a
Portaria 3683 dos dias 15 e 16 de março de 2003 do Diário Oficial
da Bahia, veio satisfazer aos anseios da população
Nordestinense, sobretudo dos jovens, no que concerne a ampliação da oferta do
número de vagas para o Ensino Médio, sendo a única Instituição Educacional a
oferecer essa modalidade de ensino no município de Nordestina. A
contrapartida da Prefeitura municipal nesse processo foi a doação do terreno
para a construção do prédio que abriga as dependências do Colégio.
Mesmo
estando localizado no perímetro urbano, a escola é caracterizada como escola
do campo, uma vez que a grande maioria dos seus estudantes são oriundos
da zona rural do município.
Dentre os compromissos assumidos
com a comunidade escolar pela Direção do Colégio Estadual Dr. Rubem Carneiro,
está o fortalecimento e a consolidação do processo de gestão democrática.
Reconhecemos, porém, não se tratar de uma tarefa fácil após décadas de
práticas autoritárias no interior das escolas públicas deste país, autoritarismo
este, reflexo da própria sociedade brasileira.
Nesse sentido, após a democratização do acesso à Educação Básica faz-se mister colocarmos a democratização da gestão das nossas escolas no "olho do furacão" na busca por uma Educação pública de qualidade socialmente referendada.
A escola possui oito salas de
aulas, sendo que, três são improvisadas. Com o improviso perdemos dois
laboratórios de ciências e uma sala de vídeo. O prédio conta ainda uma
cantina onde é preparada e servida a merenda escolar, sala de professores,
secretaria, banheiros para os professores e estudantes, laboratório de
informática, quadra de esportes além do pátio. Contamos também com uma
despensa para estocar os alimentos e um almoxarifado para estocar produtos de
limpeza, pedagógicos, etc., além da guarita de segurança.
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Diretor:
PAULO
JÚNIOR
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Vice-diretora:
EDILEUZA
MOURA
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Funcionários:
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Ø
20 professores
Ø
02 merendeiras
Ø
04 auxiliares de serviços gerais
Ø
08 vigilantes
Ø
02 auxiliares administrativos.
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Livro didático
Apostilas (referencial teórico de
autores)
Mapa-múndi
Projetor de imagens
Notebook
Laboratório de informática
Papel metro
Tesoura
Figuras (imagens)
Lápis piloto
Lousa e giz
Material do aluno
Paisagens
Documentários
Filmes
Televisão com DVD
Aulas expositivas sobre o tema;
Debates;
Atividades de fixação;
Seminário;
Pesquisas orientadas
Trabalho em grupo;
Aula de campo;
O trabalho se dará em 20 aulas
consecutivas, sendo que estas terão dois passeios para a observação que serão
um pela zona urbana, centro da cidade. E o outro será pelos arredores da cidade
e zona rural, pois vivenciando o alunado poderá aprender melhor os conteúdos
trabalhados. Para iniciar, será realizada uma problematização em torno do
conteúdo que será estudado (natureza e tempo da sociedade e a natureza
humanizada), observando o conhecimento de causa que eles possuem. A aula
seguirá com diálogos e exposição do conteúdo através do livro didático,
proporcionando uma interação de alunos, professor e objeto do conhecimento.
Após a apresentação do conteúdo a ser estudado será entregue para os alunos
apostilas com conceitos e exemplos para estudo e discutido na turma.
Levar os alunos até o laboratório de
informática da escola para que eles possam acessar os sites sugeridos no livro
didático, a exemplo o www.mma.gov.br site
do Ministério do Meio Ambiente que proporcionará aos alunos conhecer as
principais áreas de proteção ambiental no território brasileiro, determinadas
pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Em seguida
retomar o assunto recursos naturais no livro didático e pedir para os alunos
fazerem uma leitura, sugerir uma atividade de fixação e pedir que eles
respondam através do conhecimento adquirido durante a leitura e a pesquisa.
Após explorar os temas, os mapas e as
visões do mundo e os fundamentos da cartografia e as novas tecnologias.
Assistir ao filme Cidade dos homens: correio, direção de Kátia Lund e Paulo
Lins. Brasil, 2002. “O terceiro episódio da primeira temporada da série
apresenta os personagens diante do problema da falta do serviço do correio na
favela. Eles iniciam o trabalho como carteiros e, após uma falha na entrega das
correspondências, decidem produzir um mapa da comunidade”. Em seguida propor
que os alunos produzam uma síntese escrita do que viram no filme relacionando
com o tema estudado.
Haverá uma reflexão em torno do conteúdo
estudado, breve revisão de tudo o que já foi visto e em seguida, será
desenvolvida uma dinâmica compreendendo o conteúdo em questão. Os alunos
deverão formar grupos e em seguida construir um mural de notícias, após
apresentação e exposição do mural.
Verificar as transformações ocorridas
diante da temática abordada, analisar as mudanças de compreensão e atitudinais
dos alunos e verificar a participação e dedicação em todo o processo. Pois a
avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma
noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias
de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos.
Tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do
processo de ensino e aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do
professor e dos alunos, conforme os objetivos propostos, a fim de
verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções
necessárias. Trata-se de um elemento de integração entre
aprendizagem e ensino. Ela será um processo dinâmico e contínuo das atividades
desenvolvidas no estudo das temáticas. A participação do aluno nas aulas, os
seus questionamentos, sua produção textual, cartazes, resolução de exercícios,
painéis e seminários. A realização de avaliações escritas e orais sobre os
conteúdos desenvolvidos serão mecanismos considerados para o processo ensino
aprendizagem. O envolvimento do aluno nas atividades propostas e de sua
iniciativa, seja em grupo ou individual, será considerado como parâmetro.
A
avaliação deve orientar-se pelos objetivos, valores, atitudes, habilidades,
competências e procedimentos estabelecidos no plano didático, à luz das
características dos alunos.
Conexões, Estudos de Geografia Geral e
do Brasil. Lygia Terra, Regiane Araújo, Raul Borges Guimarães, São Paulo:
Moderna 1ª edição, 2010.
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