PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENSINO MEDIO
PROJETO
Do lixo ao luxo, o
despertar de uma consciência ecológica.
Márcio Nicanor
Carvalho Amambahy Santos
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PROJETO
Do
lixo ao luxo, o despertar de uma consciência ecológica.
O meio ambiente, solo, ecologia e saúde.
Período
– 19 de agosto a 19 de setembro de 2015.
INTRODUÇÃO:
A principal função do trabalho com o tema
Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a
decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a
vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações
e conceitos, é preciso que o Colegio Estadual Dr Rubem Carneiro trabalhe
também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, foi elaborado este projeto
“Despertando uma consciência
ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não
apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como
também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à
comunidade.
IDENTIDADE ESCOLAR
O Colegio Estadual Dr Rubem Carneiro, conta com uma boa
estrutura com 12 salas de aula, um auditório, uma pequena biblioteca. Fica
situado no município de Nordestina na sede.
APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA:
Sendo a escola o ambiente próprio para
a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel como construtores de
uma sociedade mais justa, na quais todos tenham oportunidades iguais de
trabalho, moradia, saúde e lazer, cabe a ela promover o debate sobre questões
que interfiram diretamente na qualidade de vida da comunidade na qual está
inserida. Porém cabem salientar aqui as questões atreladas a saúde e a
segurança alimentar, pois estas não têm sido respeitadas pela sociedade, sem
falar dos serviços de saúde pública, que no decorrer da história do nosso país
revelam total precariedade, sendo que na zona rural essa realidade é bem mais
comum, apresentando condições mínimas de atendimento, contribuindo para as
mazelas do corpo e da mente dos homens. Sendo, assim a cidade de Nordestina,
onde o Colegio Estadual Dr Rubem
Carneiro está localizado, ao longo de sua história traz consigo uma
característica que compromete intensamente a qualidade de vida de seus
moradores decorrentes da falta de implementação das políticas públicas de
desenvolvimento para todos os cidadãos como, por exemplo: PSF – Programa de
Saúde Familiar; PSE – Programa de Saúde Escolar; CAPS – Centro de Atenção
Psicossocial; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; que tem como
principal objetivo sensibilizar, orientar, prestar serviços básicos à população
carente no município. Por isso, torna-se fundamental a aplicabilidade destes
serviços, para que ambos sejam contemplados, prevenindo e diminuindo os mais
variados tipos de doenças na população. É diante deste quadro aos problemas aqui
apresentados e vistos na comunidade, um dos problemas mais evidentes que vêm
afligindo, diz respeito ao lixo. Com o intuito de apontar soluções viáveis e de
fácil execução, os professores iniciarão o desenvolvimento do referido projeto
com o objetivo de buscar e propor soluções e/ou alternativas para o problema em
questão.
PROBLEMATIZAÇÃO:
QUESTÕES ESSENCIAIS:
·
É possível reduzir o lixo no planeta terra?
·
Que alternativas se apresentam para a redução do lixo?
·
O que vai para o lixo poderia ser utilizado de alguma forma?
·
Quanto tempo o material jogado no lixo leva para ser incorporado pela
natureza?
·
A modificação nos hábitos de consumo contribuiria para a solução do
problema do lixo?
OBJETIVOS:
·
Compreender
que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e
adotar posturas favoráveis à sustentabilidade ambiental na escola, em casa e na
comunidade.
·
Reconhecer
que a situação ambiental da escola constitui responsabilidade do grupo quanto a
sua melhoria e conservação.
·
Possibilitar
o desenvolvimento de atitudes saudáveis e a aprendizagem de procedimentos e
valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a
participação no gerenciamento do ambiente.
·
Oportunizar
ao aluno a conscientização de que os problemas ambientais dizem respeito a
todos, e só podem ser amenizadas mediante uma postura participativa.
·
Despertar
a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua
preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da
reciclagem.
·
Mostrar
que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume
de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa,
além de promover economia de matéria-prima.
·
Levar o
aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas
no meio em que vive.
·
Utilizar
o material reciclado no dia-a-dia.
- Conscientizar as crianças sobre a importância
do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Estimular para que perceba a importância do
homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências
negativas têm causado à natureza;
- Desenvolver e estimular nos jovens a
criatividade;
- Desenvolver a oralidade, a socialização;
Procedimentos/
estratégias:
v Assistir a vídeo sobre o lixo e a preservação
da natureza; “LORAX” Em busca da trúfula perdida. Desenho/ Filme / (no auditório, como sessão
cinema)
v Proporcionar uma visita ao lixão (aterro
sanitário) da cidade.
v Produzir textos, peças teatrais e murais sobre
a reciclagem e Meio Ambiente.
v Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse
uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela. Sendo
apresentado a todos. (PEÇA TEATRAL)
v “Apresentação de Jornal Falado”: utilizando
reportagens de jornais e revistas.
v Produzir textos poéticos sobre o Meio Ambiente.
Apresentando debates entre as salas sobre o que fazer para que nossa rua, nosso
bairro e município fiquem mais limpos.
v Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em
suas residências.
v Pesquisar os processos da reciclagem.
v Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para cada tipo de material.
Informando nos stands.
v Conhecer os cuidados que se devem ter para
evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado. Apresentação com um
convidado, um profissional da área de saúde. Ex. Médico.
v Promover a gincana ambiental, através da
coleta seletiva na comunidade.
v Promover a confecção através da reciclagem;
criação dos “stands”. Objetos feitos a partir de materiais que saíram do lixo.
v Divulgação dos resultados positivos quanto à
redução, reutilização e reciclagem do lixo. Por meio do relatório final
elaborado por cada turma.
v Elaboração de slogans para as campanhas de manutenção da limpeza na escola
e na comunidade. Produção de cartazes e de murais no
pátio da escola e para visitas e passeata.
v Campanha de limpeza e de redução
do consumo na comunidade. Por meio de passeatas
v Campanha de coleta seletiva;
papel, vidro e alumínio na comunidade, para a confecção dos trabalhos (gincana)
e exposição nos stands. Na qual cada turma terá seu stand.
v Conscientização através dos
alunos da instituição na comunidade ou em outras escolas, através de visitas
diretas e passeatas; sobre o acondicionamento do lixo.
v Socialização do projeto pelos
alunos.
v Produção de stands de reciclagem,
aberto a visitação dos pais e de outros estudantes e autoridades locais.
PRODUÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Os alunos elaborarão as seguintes
produções:
·
Relatórios;
·
Cartazes;
·
Murais;
·
Produções de stands (objetos com materiais reciclados)
·
Slogans;
·
Peça teatral;
·
Textos diversos; Apresentações;
·
Caminhada pelo meio ambiente;
CONTEÚDOS TRABALHADOS
·
Meio ambiente;
·
Ecologia;
·
O solo e subsolo;
·
Poluição do meio ambiente e sociedade;
·
Todos os conteúdos foram trabalhados em consonância com outras
disciplinas, de forma interdisciplinar adequando às aulas.
CRONOGRAMA:
O projeto terá uma duração de uma unidade
em dias consecutivos. Sendo que será dividida em duas etapas:
ETAPA I PREPARATÓRIA
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ETAPA II
APRESENTAÇÕES
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Apresentação do
vídeo; e do profissional de saúde para atentar sobre os riscos que o lixo
pode trazer para as pessoas.
Professor de cada
turma deverá explorar bastante as questões ambientais de saúde e higiene, com
diversificadas atividades.
O professor
norteara os alunos nas pesquisas e atividades e também na visitação ao lixão.
Cada turma fará pesquisas em equipes
na sala de informática sobre os processos de reciclagem e as diversas
maneiras de acondicionamento de lixo.
Produções textuais; para
apresentações teatrais; jornal e debate, fixação de textos e produções nos
murais na escola.
Gincana, cada turma terá que
arrecadar o maior numero possível de materiais para confeccionarem seus
stands, sendo que estes junto ao tutor decidirão o que irão apresentar no
stand, tendo que explicar todo processo de confecção, desde o produto
utilizado até sua finalização.
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Apresentação
teatral; Apresentação do jornal falado; Passeata com utilização de cartazes
para mobilizar todos na comunidade.
Stands aberto a visitações.
Relatório final das atividades.
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PUBLICO ALVO:
Será aplicado o projeto aos alunos de 1º
ano do ensino médio, turma A, turno vespertino.
RECURSOS UTILIZADOS:
·
Vídeo e TV;
·
Data show;
·
Cartolinas;
·
Xerox;
·
Quadro de giz e giz;
·
Lápis de cor e giz de cera e hidrocor;
·
Tesouras, cola, fita adesiva, barbante, linha de nylon;
·
Papel Oficio, cartolina, metro;
·
Sucatas; Plásticos, vidros, latas...
·
Aparelho de som, microfone, Filmadora e ou Máquina fotográfica.
·
Livros; revistas, INTERNET;
·
Computador;
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará de forma
processual, através da observação de resultados práticos rotineiro, como a
redução do desperdício do lanche, maior conservação dos ambientes da escola,
valorização dos materiais didáticos, (livros, cadernos e revistas) e
modificação dos hábitos de consumo a partir da concretização do reduzir,
reutilizar e reciclar. E também através das produções propostas aos alunos como
forma de incentivo.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos
transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar.
Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em
possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e
ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental,
moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício,
praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando
dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um
planeta bom de viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas
publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é
necessário conscientizar o jovem para que ela entenda que devemos cuidar juntos
de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades,
trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos
valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes
ao longo de nossas vidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
·
BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
·
Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia –
Terceiro e Quarto Ciclos de Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF,
1998.
·
BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
·
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências –
Terceiro e Quarto Ciclos de
·
Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF,
1998.
·
BRASIL Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
·
Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e
Quarto Ciclos –
·
Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,
1998. 436p.
·
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Ofício de Professor: Aprender mais para
ensinar melhor – Meio ambiente e qualidade de vida. São Paulo: Fundação
Vitor Civita, 2002.
·
LIVRO do diretor: Espaços & pessoas. São Paulo: CEDA/MEC, 2002.
144p.
·
REVISTAS MUNDO JOVEM;
·
http://www.recicloteca.org.br
ANEXOS:
Bijuterias
em papel
- papéis coloridos usados: revistas, papéis de presente, etc.
- régua
- lápis
- tesoura
- cola
branca
- linha
ou fio de nylon
- agulha
grande
1. Numa folha de revista ou papel de presente,
desenhe com o lápis triângulos de 3 cm de base e pelo menos 6 cm de altura. |
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2. Corte os triângulos de papel. Para fazer um
colar curto, você precisa de 15 triângulos. |
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3. Enrole cada triângulo utilizando a agulha como
apoio. |
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4. Cole a ponta do triângulo com cola branca. Retire
a agulha e pronto: está formada a pérola. |
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5. Depois de prontas, junte as pérolas com uma linha
ou fio de nylon. |
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- Use verniz incolor ou cola branca diluída em água para
impermeabilizar as pérolas.
- Faça
colares de várias voltas.
- Experimente
papéis com coloridos diferentes e faça proveito dos vários padrões que
podem surgir.
- Intercale
contas e miçangas entre as pérolas.
- Faça
conjuntos de colares e pulseiras.
CADEIRA COM
GARRAFAS PET
Se hoje a confecção de móveis com garrafas PET já está se tornando uma prática conhecida, isto se deve ao espírito inventivo e ao pioneirismo do Prof. Sebastião Feijó, criador da técnica.
Material necessário:
- Garrafas plásticas de dois litros (200 a 250 para a poltrona e 40 a
50 para o pufe)
- Tesoura
- Fita
adesiva larga (ou barbante nº 6/8)
1 -
MONTANDO A PEÇA DE RESISTÊNCIA
1.1 Separe uma garrafa limpa, vazia e sem rótulo.
Vamos chamá-la de peça "a": |
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1.2 Pegue uma garrafa e corte-a ao meio. Vamos chamar
a parte de baixo de peça "b" e a de cima de peça "c": |
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1.3 Corte outra garrafa ao meio. Vamos chamar a parte
de baixo de peça "d" e a de cima de peça "e": |
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1.4 Encaixe a peça "c" dentro da peça
"b": DICA: use uma chave de fenda para ajudar a encaixar as peças. |
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1.5 Encaixe a peça "a" dentro da peça
"b+c": |
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1.6 Encaixe a peça "d" por cima da peça
"a+b+c" |
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2 -
MONTANDO O ASSENTO DA CADEIRA
2-1. Faça 16 peças de resistência e prenda-as, duas a
duas, com fita adesiva, formando oito duplas: |
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2-2. Junte novamente os conjuntos de dois em dois,
formando quatro grupos de quatro peças de resistência: |
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2-3. Mais uma vez amarre de dois em dois, formando
dois grupos de oito peças de resistência: |
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2-4. Amarre os dois grupos de oito peças de
resistência para formar o ASSENTO DA CADEIRA: |
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3 -
MONTANDO O ENCOSTO DA CADEIRA
3-1. Encaixe três peças "b+c" por cima da
peça de resistência, formando um tubo. Faça dois tubos dessa maneira. |
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3-2. Faça mais dois tubos, dessa vez encaixando
quatro peças "b+c" sobre a peça de resistência. Amarre os quatro
tubos com fita adesiva para formar o ENCOSTO DA CADEIRA: |
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3-3. Faça mais dois tubos, dessa vez encaixando
quatro peças "b+c" sobre a peça de resistência. Amarre os quatro
tubos com fita adesiva para formar o ENCOSTO DA CADEIRA: |
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3-4. Junte o ENCOSTO ao ASSENTO com várias voltas de
fita adesiva para ficar bem firme. ESTÁ PRONTA A CADEIRA! |
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VASSOURA DE PET
·
18 garrafas de refrigerante de plástico PET
de 2 litros
·
cabo de vassoura
·
tesoura
·
estilete
·
furador
·
arame
·
martelo
·
pregos
Etapas:
1. Retire o rótulo da garrafa. |
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2. Retire o fundo da garrafa, cortando com o
estilete. |
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3. Faça
cortes na garrafa até a parte mais arredondada
A garrafa vai ficar com
tirinhas de cerca de 0,5 cm.
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4. Retire o gargalo com a tesoura. |
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5.
Faça 18 peças sem gargalo e deixe uma com o gargalo. |
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6. Encaixe as peças sem gargalo, uma a uma, por cima da peça com gargalo.
Está pronta a base da vassoura
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7. Corte a parte superior de outra garrafa e encaixe por cima da base da
vassoura que você acabou de preparar
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8. Faça dois furos e encaixe o arame, atravessando todas as camadas de
garrafas
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9. Puxe o arame até o outro lado e torça as pontas para arrematar
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10. Fixe as peças com o auxílio de
dois pregos
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11. Está pronta sua vassoura. E pode acreditar, ela varre de verdade!
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Crochê de Sacolas Plásticas
- sacolas plásticas
- agulhas
de crochê
- tesoura
- creme
hidratante
1. Recorte as alças e o fundo da sacola. |
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2. Estique a sacola, desfazendo as dobras laterais.
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3. Dobre uma das laterais até o centro da sacola.
Dobre novamente na mesma medida. Restará uma parte sem dobrar. |
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4. Recorte uma tira da sacola, iniciando na parte
dobrada, ultrapassando a parte sem dobra e deixando a distância aproximada de
três dedos sem recortar. Repita o processo até percorrer toda a sacola. |
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5. Desdobre as tiras. Na primeira tira, junto à
extremidade sem corte, faça um corte em diagonal em uma das faces da sacola,
formando uma ponta. |
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6. Está
pronta a primeira ponta do fio! Estique a ponta e acompanhe o fio até a parte
que ainda não está cortada.
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7. Recorte
esta parte unindo-a com a próxima tira para formar um fio contínuo. Repita o
processo até transformar toda a sacola em um grande fio.
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8. Torça o
fio e ao mesmo tempo enrole-o no dedo formando um novelo.
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9. Está
pronto o fio! Agora coloque o creme hidratante na mão oposta à da agulha e
antes de puxar o fio passe a ponta da agulha no creme para impedir que o
plástico agarre.
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10. Agora é só usar a técnica tradicional do crochê. Use e abuse da criatividade! |
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Aproveitamento
integral de alimentos
O combate ao
desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do
aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos. Este é o
fundamento do projeto Aproveitamento Integral de Alimentos, elaborado pelas
nutricionistas Regina Glória Ramos, Daniela Carvalho Salaberga e Ariane Fontes
dos Santos.A idéia surgiu de uma preocupação da socióloga Nadja Moraes, que em sua trajetória de resgatar perdas de autoestima e cidadania percebeu que o resgate de valores deve acontecer nos mais diversos sentidos. Tendo como aliada Regina Glória Ramos, elegeu como estratégia de ação o combate ao desperdício de alimentos, destacando seu valor nutricional.
As receitas apresentadas a seguir são apenas uma pequena amostra do que pode ser feito se soubermos utilizar aquilo que iria para o lixo: talos, cascas, folhas e sementes podem dar um sabor especial às receitas convencionais, resultando em produtos saborosos, de baixo custo e altamente nutritivos.
DOCE DE CASCA DE BANANA
Ingredientes:
- Cinco xícaras (chá) de cascas de banana nanica bem lavadas e
picadas.
- Duas
xícaras e meia (chá) de açúcar.
Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo e escorra. Bata as cascas com um pouco de água no liquidificador e passe por uma peneira grossa. Junte o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.
Rendimento: 12 porções.
Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.
Dicas: Para fazer docinhos de enrolar, depois de passar as bananas batidas com água pela peneira grossa acrescente duas colheres (sopa) de farinha de trigo e leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e adicione uma colher (sopa) de margarina, misturando bem. Deixe esfriar, enrole e passe em açúcar cristal.
PATÊ DE TALOS
Ingredientes:
- 500 gramas de ricota.
- Duas
xícaras (chá) de talos de beterraba, agrião e espinafre.
- Uma
xícara (chá) de azeite de oliva.
- Duas
colheres (sopa) de molho de soja.
- Duas
colheres (sopa) de molho inglês.
- Meia
xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas.
- Meia
xícara (chá) de rama de cenoura picada.
- Meia
xícara (chá) de maionese.
- Sal e
pimenta do reino a gosto.
Numa tigela amasse bem a ricota com um garfo. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem até obter a consistência de pasta.
Rendimento: 12 porções.
Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.
Dicas: Substitua o azeite de oliva por óleo de soja, girassol ou milho e acrescente dez azeitonas pretas ou verdes.
Compostagem
COMO
REAPROVEITAR O LIXO ÚMIDO E O LIXO VERDE? Com o lixo úmido e o lixo verde você pode produzir composto orgânico (adubo) para jardinagem, agricultura e reflorestamento.
COMPOSTEIRA |
LEIRA |
ATERRAMENTO |
1. Coloque
o lixo úmido e o lixo verde em camadas alternadas.
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2.
Molhe a leira, sempre que necessário, para mantê-la úmida.
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3. Revire
a leira:
de 3 em3 dias, durante 15 dias de 2 em 2 semanas do 16º dia até o 4º mês 1 vez no 5º e outra no 6º mês. |
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4. O
composto está pronto quando:
- apresenta cor marrom café e cheiro agradável de terra; - está homogêneo e sem distinção de restos; - não esquenta mais, mesmo se revolver. |
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5.
Passe o composto na peneira.
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- Pelo método de aterramento, o material não
precisa ser revolvido;
- Equilibre a umidade do material (ele não deve ficar nem muito úmido
nem muito seco);
- Preste atenção aos exemplos a seguir. São as dificuldades mais
comuns dos métodos de leira e composteira:
EXEMPLOS
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MOTIVOS
|
SOLUÇÕES
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mal cheiro
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falta de oxigênio
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revolver
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cor branco-acinzentada
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falta de água e presença de fungos
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revolver e umedecer
|
excesso de umidade.
|
excesso de água.
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evitar a incidência de água ou materiais muito
úmidos
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- Enriquece a terra em alimento para as plantas.
- Reduz a quantidade de lixo.
- Melhora a aeração do solo
- Evita as queimadas que poluem o ar e incomodam a vizinhança.
COMPOSTÁVEIS
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NÃO COMPOSTÁVEIS
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resto de podas e jardinagem
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latas
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cascas de árvores
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vidros
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arbustos e árvores
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plásticos
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grama
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pilhas
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folhas secas
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remédios
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serragem
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produtos químicos em geral
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restos e cascas de frutas,
legumes e verdura |
cebolas doentes
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pó de café
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papel colorido
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saquinho de chá
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fezes de animais domésticos
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bagaço de cana
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restos de carne e queijo
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sementes
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ossos
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Oficina de Brinquedos
Bilboquê
e jogo de argolas
O que você precisa: - garrafas plásticas com tampa
- tesoura
- papel alumínio
- barbante
1. Corte as garrafas. Amarre um barbante com uma bola de papel alumínio amassado para fazer o bilboquê. |
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2. Corte argolas da garrafa e passe fita crepe nelas. |
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MÁSCARAS
COM CAIXAS DE OVOS DE PAPELÃO:
O que você precisa: - caixa de ovos de papelão
- tinta
- barbante
- cola
- tesoura
- elástico
- revistas velhas
1. Corte a caixa de ovos. |
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2. Recorte, como mostra a figura, para dar a forma. |
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3. Pinte com tinta colorida. |
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4. Corte restos de papel colorido em tiras. |
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5. Cole as tiras de papel nas laterais da forma. Faça dois furinhos nas laterais com ajuda da agulha e enfie o elástico. PRODUTO: máscara de coruja. |
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Loto
de imagens
O que você precisa: - revistas velhas
- papelão
- régua e lápis
- tinta
- cola
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1. Recorte o papelão em pedaços de 10 x 15 cm e marque com lápis seis
quadrados de 5 x 5 cm formando um tabuleiro. |
2. Recorte mais dez quadrados de papelão de 5 x 5 cm para fazer a base
das peças. |
3. Procure seis imagens coloridas de revistas em duplicata (ou
semelhantes) que caibam nos quadrados pontilhados do tabuleiro (ex.: dois
barcos, duas pessoas, etc.) |
4. Cole em cada quadrado pontilhado do tabuleiro uma imagem de cada par. |
5. Cole o outro par de cada imagem nos seis quadrados recortados. |
6. Procure imagens diferentes para colar nos quatro quadrados restantes. |
Bolsa
- 1 garrafa de PET lisa
- estilete ou tesoura
- fita de seda para fecho e alça (pode-se utilizar alça de silicone)
1. Corte o bocal da garrafa |
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2. Corte um dos lados até a metade |
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3. Faça um furo de cada lado logo abaixo do corte para inserir a alça. Se
for feita mochilinha, deve-se fazer dois furos na parte de trás também. (No
caso da alça de silicone, o ideal é coloca-las com rebites) |
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4. Faça quatro furos (dois em cima e dois embaixo) para a colocação do
fecho. (Os dois furos de baixo podem ser substituídos por um botão grande) |
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5. Dobre a aba que sobrou para fazer a tampa de bolsa e feche-a com a
fita de seda ou utilize um botão |
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6. Pregue a alça da bolsa tiracolo. Pregue as alças da mochilinha. |
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CESTARIA COM JORNAL
- jornal (ou revista)
- tesoura
- verniz
1. Corte uma
folha inteira de jornal em quatro partes, ao comprido. Enrole cada uma das
quatro partes a partir da ponta, na diagonal, para fazer os canudos de
jornal. Dica: deixe uma das pontas do canudo mais apertada que a outra. |
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2. Separe sete
canudos de jornal para começar a trançar. Coloque na mesa ou bancada quatro canudos (canudos 1 a 4), um ao lado do outro, com uma distância de aproximadamente 2 cm entre eles. Traçando: - Pegue o canudo 5 e comece a trançar perperdicularmente aos outros quatro, na porção central. Passe por cima do canudo 1, por baixo do canudo 2, por cima do canudo 3 e por baixo do canudo 4. - Pegue o canudo 6 e repita a operação, dessa vez começando por baixo do canudo 1, por cima do 2, por baixo do 3 e por cima do 4. - Trance o canudo 7 da mesma maneira que fez com o canudo 5. |
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3. Pegue uma das
pontas do canudo 1 e comece a trançar, passando por baixo do canudo 2, por
cima do 3, por baixo do 4, por cima do 5, por baixo do 6 e assim
sucessivamente. |
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4. Quando o
canudo 1 estiver quase todo trançado, pegue um novo canudo e emende nele para
continuar a trançar. Dica: encaixe a ponta do canudo novo por dentro ou por fora da ponta do canudo 1 (lembre-se que os canudos tem uma ponta mais justa que a outra). |
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5. Continue
trançando até atingir o tamanho da cesta que você quer. Dica: para fazer cestas mais altas você pode emendar novos canudos nos canudos da base ( 2, 3, 4, 5, 6 e 7). |
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6. Quando
alcançar o tamanho desejado, faça os arremates escondendo as pontas que
sobrarem. Dica: passe verniz na cesta para impermeabilizá-la. Se preferir, use verniz incolor para depois poder dar um acabamento com tintas coloridas. |
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