PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENSINO MEDIO

PROJETO
Do lixo ao luxo, o despertar de uma consciência ecológica.








Márcio Nicanor Carvalho Amambahy Santos

 

PROJETO
Do lixo ao luxo, o despertar de uma consciência ecológica.

O meio ambiente, solo, ecologia e saúde.

Período – 19 de agosto a 19 de setembro de 2015.

INTRODUÇÃO:


A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que o Colegio Estadual Dr Rubem Carneiro trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, foi elaborado este projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
IDENTIDADE ESCOLAR
O Colegio Estadual Dr Rubem Carneiro, conta com uma boa estrutura com 12 salas de aula, um auditório, uma pequena biblioteca. Fica situado no município de Nordestina na sede.
APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA:
Sendo a escola o ambiente próprio para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel como construtores de uma sociedade mais justa, na quais todos tenham oportunidades iguais de trabalho, moradia, saúde e lazer, cabe a ela promover o debate sobre questões que interfiram diretamente na qualidade de vida da comunidade na qual está inserida. Porém cabem salientar aqui as questões atreladas a saúde e a segurança alimentar, pois estas não têm sido respeitadas pela sociedade, sem falar dos serviços de saúde pública, que no decorrer da história do nosso país revelam total precariedade, sendo que na zona rural essa realidade é bem mais comum, apresentando condições mínimas de atendimento, contribuindo para as mazelas do corpo e da mente dos homens. Sendo, assim a cidade de Nordestina, onde o Colegio Estadual Dr Rubem Carneiro está localizado, ao longo de sua história traz consigo uma característica que compromete intensamente a qualidade de vida de seus moradores decorrentes da falta de implementação das políticas públicas de desenvolvimento para todos os cidadãos como, por exemplo: PSF – Programa de Saúde Familiar; PSE – Programa de Saúde Escolar; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; que tem como principal objetivo sensibilizar, orientar, prestar serviços básicos à população carente no município. Por isso, torna-se fundamental a aplicabilidade destes serviços, para que ambos sejam contemplados, prevenindo e diminuindo os mais variados tipos de doenças na população. É diante deste quadro aos problemas aqui apresentados e vistos na comunidade, um dos problemas mais evidentes que vêm afligindo, diz respeito ao lixo. Com o intuito de apontar soluções viáveis e de fácil execução, os professores iniciarão o desenvolvimento do referido projeto com o objetivo de buscar e propor soluções e/ou alternativas para o problema em questão.

PROBLEMATIZAÇÃO:
QUESTÕES ESSENCIAIS:
·         É possível reduzir o lixo no planeta terra?
·         Que alternativas se apresentam para a redução do lixo?
·         O que vai para o lixo poderia ser utilizado de alguma forma?
·         Quanto tempo o material jogado no lixo leva para ser incorporado pela natureza?
·         A modificação nos hábitos de consumo contribuiria para a solução do problema do lixo?

OBJETIVOS:
·         Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e adotar posturas favoráveis à sustentabilidade ambiental na escola, em casa e na comunidade.
·         Reconhecer que a situação ambiental da escola constitui responsabilidade do grupo quanto a sua melhoria e conservação.
·         Possibilitar o desenvolvimento de atitudes saudáveis e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação no gerenciamento do ambiente.
·         Oportunizar ao aluno a conscientização de que os problemas ambientais dizem respeito a todos, e só podem ser amenizadas mediante uma postura participativa.
·         Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
·         Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
·         Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.
·         Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
  • Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
  • Desenvolver e estimular nos jovens a criatividade;
  • Desenvolver a oralidade, a socialização;



Procedimentos/ estratégias:
v  Assistir a vídeo sobre o lixo e a preservação da natureza; “LORAX” Em busca da trúfula perdida.  Desenho/ Filme / (no auditório, como sessão cinema)
v  Proporcionar uma visita ao lixão (aterro sanitário) da cidade.
v  Produzir textos, peças teatrais e murais so­bre a reciclagem e Meio Ambiente.
v  Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela. Sendo apresentado a todos. (PEÇA TEATRAL)
v  “Apresentação de Jornal Falado”: utilizan­do reportagens de jornais e revistas.
v  Produzir textos poéticos sobre o Meio Am­biente. Apresentando debates entre as salas sobre o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais lim­pos.
v  Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
v  Pesquisar os processos da reciclagem.
v  Pesquisar sobre o tempo de decomposi­ção gasto para cada tipo de material. Informando nos stands.
v  Conhecer os cuidados que se devem ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado. Apresentação com um convidado, um profissional da área de saúde. Ex. Médico.
v  Promover a gincana ambiental, através da coleta seletiva na comunidade.
v  Promover a confecção através da reciclagem; criação dos “stands”. Objetos feitos a partir de materiais que saíram do lixo.
v  Divulgação dos resultados positivos quanto à redução, reutilização e reciclagem do lixo. Por meio do relatório final elaborado por cada turma.
v  Elaboração de slogans para as campanhas de manutenção da limpeza na escola e na comunidade. Produção de cartazes e de murais no pátio da escola e para visitas e passeata.
v  Campanha de limpeza e de redução do consumo na comunidade. Por meio de passeatas
v  Campanha de coleta seletiva; papel, vidro e alumínio na comunidade, para a confecção dos trabalhos (gincana) e exposição nos stands. Na qual cada turma terá seu stand.
v  Conscientização através dos alunos da instituição na comunidade ou em outras escolas, através de visitas diretas e passeatas; sobre o acondicionamento do lixo.
v  Socialização do projeto pelos alunos.
v  Produção de stands de reciclagem, aberto a visitação dos pais e de outros estudantes e autoridades locais.

PRODUÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Os alunos elaborarão as seguintes produções:
·         Relatórios;
·         Cartazes;
·         Murais;
·         Produções de stands (objetos com materiais reciclados)
·         Slogans;
·         Peça teatral;
·         Textos diversos; Apresentações;
·         Caminhada pelo meio ambiente;


CONTEÚDOS TRABALHADOS
·         Meio ambiente;
·         Ecologia;
·         O solo e subsolo;
·         Poluição do meio ambiente e sociedade;
·         Todos os conteúdos foram trabalhados em consonância com outras disciplinas, de forma interdisciplinar adequando às aulas.


CRONOGRAMA:
O projeto terá uma duração de uma unidade em dias consecutivos. Sendo que será dividida em duas etapas:

ETAPA I PREPARATÓRIA
ETAPA II APRESENTAÇÕES
Apresentação do vídeo; e do profissional de saúde para atentar sobre os riscos que o lixo pode trazer para as pessoas.
Professor de cada turma deverá explorar bastante as questões ambientais de saúde e higiene, com diversificadas atividades.
O professor norteara os alunos nas pesquisas e atividades e também na visitação ao lixão.
Cada turma fará pesquisas em equipes na sala de informática sobre os processos de reciclagem e as diversas maneiras de acondicionamento de lixo.
Produções textuais; para apresentações teatrais; jornal e debate, fixação de textos e produções nos murais na escola.
Gincana, cada turma terá que arrecadar o maior numero possível de materiais para confeccionarem seus stands, sendo que estes junto ao tutor decidirão o que irão apresentar no stand, tendo que explicar todo processo de confecção, desde o produto utilizado até sua finalização.
Apresentação teatral; Apresentação do jornal falado; Passeata com utilização de cartazes para mobilizar todos na comunidade.
Stands aberto a visitações.
Relatório final das atividades.



PUBLICO ALVO:
Será aplicado o projeto aos alunos de 1º ano do ensino médio, turma A, turno vespertino.
RECURSOS UTILIZADOS:
·         Vídeo e TV;
·         Data show;
·         Cartolinas;
·         Xerox;
·         Quadro de giz e giz;
·         Lápis de cor e giz de cera e hidrocor;
·         Tesouras, cola, fita adesiva, barbante, linha de nylon;
·         Papel Oficio, cartolina, metro;
·         Sucatas; Plásticos, vidros, latas...
·         Aparelho de som, microfone, Filmadora e ou Máquina fotográfica.
·         Livros; revistas, INTERNET;
·         Computador;

AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará de forma processual, através da observação de resultados práticos rotineiro, como a redução do desperdício do lanche, maior conservação dos ambientes da escola, valorização dos materiais didáticos, (livros, cadernos e revistas) e modificação dos hábitos de consumo a partir da concretização do reduzir, reutilizar e reciclar. E também através das produções propostas aos alunos como forma de incentivo.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar o jovem para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
·         BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
·         Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia – Terceiro e Quarto Ciclos de Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
·         BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
·         Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências – Terceiro e Quarto Ciclos de
·         Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
·         BRASIL Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
·         Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos –
·         Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436p.
·         FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Ofício de Professor: Aprender mais para ensinar melhor – Meio ambiente e qualidade de vida. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2002.
·         LIVRO do diretor: Espaços & pessoas. São Paulo: CEDA/MEC, 2002. 144p.
·         REVISTAS MUNDO JOVEM;
·         http://www.recicloteca.org.br



















ANEXOS:
Bijuterias em papel


O que você precisa: 
  • papéis coloridos usados: revistas, papéis de presente, etc.
  • régua
  • lápis
  • tesoura
  • cola branca
  • linha ou fio de nylon
  • agulha grande
Etapas
1. Numa folha de revista ou papel de presente, desenhe com o lápis triângulos de 3 cm de base e pelo menos 6 cm de altura.
2. Corte os triângulos de papel. Para fazer um colar curto, você precisa de 15 triângulos.
3. Enrole cada triângulo utilizando a agulha como apoio.
4. Cole a ponta do triângulo com cola branca. Retire a agulha e pronto: está formada a pérola.
5. Depois de prontas, junte as pérolas com uma linha ou fio de nylon.
Dicas
  • Use verniz incolor ou cola branca diluída em água para impermeabilizar as pérolas.
  • Faça colares de várias voltas.
  • Experimente papéis com coloridos diferentes e faça proveito dos vários padrões que podem surgir.
  • Intercale contas e miçangas entre as pérolas.
  • Faça conjuntos de colares e pulseiras.


CADEIRA COM GARRAFAS PET
É fácil montar móveis com garrafas PET? Agora que a técnica foi desenvolvida, a resposta é sim.
Se hoje a confecção de móveis com garrafas PET já está se tornando uma prática conhecida, isto se deve ao espírito inventivo e ao pioneirismo do Prof. Sebastião Feijó, criador da técnica.
Material necessário:
  • Garrafas plásticas de dois litros (200 a 250 para a poltrona e 40 a 50 para o pufe)
  • Tesoura
  • Fita adesiva larga (ou barbante nº 6/8)
Etapas:
1 - MONTANDO A PEÇA DE RESISTÊNCIA
1.1 Separe uma garrafa limpa, vazia e sem rótulo. Vamos chamá-la de peça "a":
1.2 Pegue uma garrafa e corte-a ao meio. Vamos chamar a parte de baixo de peça "b" e a de cima de peça "c":
    
1.3 Corte outra garrafa ao meio. Vamos chamar a parte de baixo de peça "d" e a de cima de peça "e":
   
1.4 Encaixe a peça "c" dentro da peça "b":
DICA: use uma chave de fenda para ajudar a encaixar as peças.
   
1.5 Encaixe a peça "a" dentro da peça "b+c":
      
1.6 Encaixe a peça "d" por cima da peça "a+b+c"
    
Está pronta a PEÇA DE RESISTÊNCIA.
2 - MONTANDO O ASSENTO DA CADEIRA
2-1. Faça 16 peças de resistência e prenda-as, duas a duas, com fita adesiva, formando oito duplas:
2-2. Junte novamente os conjuntos de dois em dois, formando quatro grupos de quatro peças de resistência:
2-3. Mais uma vez amarre de dois em dois, formando dois grupos de oito peças de resistência:
2-4. Amarre os dois grupos de oito peças de resistência para formar o ASSENTO DA CADEIRA:
3 - MONTANDO O ENCOSTO DA CADEIRA
3-1. Encaixe três peças "b+c" por cima da peça de resistência, formando um tubo. Faça dois tubos dessa maneira.
    
3-2. Faça mais dois tubos, dessa vez encaixando quatro peças "b+c" sobre a peça de resistência. Amarre os quatro tubos com fita adesiva para formar o ENCOSTO DA CADEIRA:
3-3. Faça mais dois tubos, dessa vez encaixando quatro peças "b+c" sobre a peça de resistência. Amarre os quatro tubos com fita adesiva para formar o ENCOSTO DA CADEIRA:
3-4. Junte o ENCOSTO ao ASSENTO com várias voltas de fita adesiva para ficar bem firme.
ESTÁ PRONTA A CADEIRA!





VASSOURA DE PET
O que você precisa:
·         18 garrafas de refrigerante de plástico PET de 2 litros
·         cabo de vassoura
·         tesoura
·         estilete
·         furador
·         arame
·         martelo
·         pregos
 Etapas:
1. Retire o rótulo da garrafa.
2. Retire o fundo da garrafa, cortando com o estilete.
3. Faça cortes na garrafa até a parte mais arredondada
A garrafa vai ficar com tirinhas de cerca de 0,5 cm.
4. Retire o gargalo com a tesoura.
5. Faça 18 peças sem gargalo e deixe uma com o gargalo.
6. Encaixe as peças sem gargalo, uma a uma, por cima da peça com gargalo. Está pronta a base da vassoura
7. Corte a parte superior de outra garrafa e encaixe por cima da base da vassoura que você acabou de preparar
8. Faça dois furos e encaixe o arame, atravessando todas as camadas de garrafas
9. Puxe o arame até o outro lado e torça as pontas para arrematar
10. Fixe as peças com o auxílio de  dois pregos
11. Está pronta sua vassoura. E pode acreditar, ela varre de verdade!







Crochê de Sacolas Plásticas
O que você precisa: 
  • sacolas plásticas
  • agulhas de crochê
  • tesoura
  • creme hidratante
Etapas
1. Recorte as alças e o fundo da sacola.
2. Estique a sacola, desfazendo as dobras laterais.
3. Dobre uma das laterais até o centro da sacola. Dobre novamente na mesma medida. Restará uma parte sem dobrar.
4. Recorte uma tira da sacola, iniciando na parte dobrada, ultrapassando a parte sem dobra e deixando a distância aproximada de três dedos sem recortar. Repita o processo até percorrer toda a sacola.
5. Desdobre as tiras. Na primeira tira, junto à extremidade sem corte, faça um corte em diagonal em uma das faces da sacola, formando uma ponta.
6. Está pronta a primeira ponta do fio! Estique a ponta e acompanhe o fio até a parte que ainda não está cortada.
7. Recorte esta parte unindo-a com a próxima tira para formar um fio contínuo. Repita o processo até transformar toda a sacola em um grande fio.
8. Torça o fio e ao mesmo tempo enrole-o no dedo formando um novelo.
9. Está pronto o fio! Agora coloque o creme hidratante na mão oposta à da agulha e antes de puxar o fio passe a ponta da agulha no creme para impedir que o plástico agarre.
10. Agora é só usar a técnica tradicional do crochê.
Use e abuse da criatividade!


Aproveitamento integral de alimentos
O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos. Este é o fundamento do projeto Aproveitamento Integral de Alimentos, elaborado pelas nutricionistas Regina Glória Ramos, Daniela Carvalho Salaberga e Ariane Fontes dos Santos.
A idéia surgiu de uma preocupação da socióloga Nadja Moraes, que em sua trajetória de resgatar perdas de autoestima e cidadania percebeu que o resgate de valores deve acontecer nos mais diversos sentidos. Tendo como aliada Regina Glória Ramos, elegeu como estratégia de ação o combate ao desperdício de alimentos, destacando seu valor nutricional.
As receitas apresentadas a seguir são apenas uma pequena amostra do que pode ser feito se soubermos utilizar aquilo que iria para o lixo: talos, cascas, folhas e sementes podem dar um sabor especial às receitas convencionais, resultando em produtos saborosos, de baixo custo e altamente nutritivos.
DOCE DE CASCA DE BANANA
Ingredientes:
  • Cinco xícaras (chá) de cascas de banana nanica bem lavadas e picadas.
  • Duas xícaras e meia (chá) de açúcar.
Como preparar:
Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo e escorra. Bata as cascas com um pouco de água no liquidificador e passe por uma peneira grossa. Junte o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.
Rendimento: 12 porções.
Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.

Dicas: Para fazer docinhos de enrolar, depois de passar as bananas batidas com água pela peneira grossa acrescente duas colheres (sopa) de farinha de trigo e leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e adicione uma colher (sopa) de margarina, misturando bem. Deixe esfriar, enrole e passe em açúcar cristal.
PATÊ DE TALOS
Ingredientes:
  • 500 gramas de ricota.
  • Duas xícaras (chá) de talos de beterraba, agrião e espinafre.
  • Uma xícara (chá) de azeite de oliva.
  • Duas colheres (sopa) de molho de soja.
  • Duas colheres (sopa) de molho inglês.
  • Meia xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas.
  • Meia xícara (chá) de rama de cenoura picada.
  • Meia xícara (chá) de maionese.
  • Sal e pimenta do reino a gosto.
Como preparar:
Numa tigela amasse bem a ricota com um garfo. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem até obter a consistência de pasta.
Rendimento: 12 porções.
Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.
Dicas: Substitua o azeite de oliva por óleo de soja, girassol ou milho e acrescente dez azeitonas pretas ou verdes.

Compostagem
COMO REAPROVEITAR O LIXO ÚMIDO E O LIXO VERDE?
Com o lixo úmido e o lixo verde você pode produzir composto orgânico (adubo) para jardinagem, agricultura e reflorestamento.

COMPOSTEIRA

LEIRA

ATERRAMENTO
PASSOS PARA A PRODUÇÃO DO COMPOSTO EM LEIRAS:
1. Coloque o lixo úmido e o lixo verde em camadas alternadas.
2. Molhe a leira, sempre que necessário, para mantê-la úmida.
3. Revire a leira:
de 3 em3 dias, durante 15 dias
de 2 em 2 semanas do 16º dia até o 4º mês
1 vez no 5º e outra no 6º mês.
4. O composto está pronto quando:
- apresenta cor marrom café e cheiro agradável de terra;
- está homogêneo e sem distinção de restos;
- não esquenta mais, mesmo se revolver.
5. Passe o composto na peneira.
DICAS IMPORTANTES
  • Pelo método de aterramento, o material não precisa ser revolvido;
  • Equilibre a umidade do material (ele não deve ficar nem muito úmido nem muito seco);
  • Preste atenção aos exemplos a seguir. São as dificuldades mais comuns dos métodos de leira e composteira:
EXEMPLOS
MOTIVOS
SOLUÇÕES
mal cheiro
falta de oxigênio
revolver
cor branco-acinzentada
falta de água e presença de fungos
revolver e umedecer
excesso de umidade.
excesso de água.
evitar a incidência de água ou materiais muito úmidos
VANTAGENS DA COMPOSTAGEM
  • Enriquece a terra em alimento para as plantas.
  • Reduz a quantidade de lixo.
  • Melhora a aeração do solo
  • Evita as queimadas que poluem o ar e incomodam a vizinhança.
TIPOS DE MATERIAIS QUE PODEM OU NÃO SER COMPOSTADOS
COMPOSTÁVEIS
NÃO COMPOSTÁVEIS
resto de podas e jardinagem
latas
cascas de árvores
vidros
arbustos e árvores
plásticos
grama
pilhas
folhas secas
remédios
serragem
produtos químicos em geral
restos e cascas de frutas,
legumes e verdura
cebolas doentes
pó de café
papel colorido
saquinho de chá
fezes de animais domésticos
bagaço de cana
restos de carne e queijo

sementes

ossos



Oficina de Brinquedos
Bilboquê e jogo de argolas
O que você precisa: 
  • garrafas plásticas com tampa
  • tesoura
  • papel alumínio
  • barbante
Etapas
1. Corte as garrafas.
Amarre um barbante com uma bola de papel alumínio amassado para fazer o bilboquê.
2. Corte argolas da garrafa e passe fita crepe nelas.
MÁSCARAS COM CAIXAS DE OVOS DE PAPELÃO:
O que você precisa: 
  • caixa de ovos de papelão
  • tinta
  • barbante
  • cola
  • tesoura
  • elástico
  • revistas velhas
Etapas
1. Corte a caixa de ovos.
2. Recorte, como mostra a figura, para dar a forma.
3. Pinte com tinta colorida.
4. Corte restos de papel colorido em tiras.
5. Cole as tiras de papel nas laterais da forma.
Faça dois furinhos nas laterais com ajuda da agulha e enfie o elástico.
PRODUTO: máscara de coruja.
Loto de imagens
O que você precisa: 
  • revistas velhas
  • papelão
  • régua e lápis
  • tinta
  • cola
Etapas
1. Recorte o papelão em pedaços de 10 x 15 cm e marque com lápis seis quadrados de 5 x 5 cm formando um tabuleiro.
2. Recorte mais dez quadrados de papelão de 5 x 5 cm para fazer a base das peças.
3. Procure seis imagens coloridas de revistas em duplicata (ou semelhantes) que caibam nos quadrados pontilhados do tabuleiro (ex.: dois barcos, duas pessoas, etc.)
4. Cole em cada quadrado pontilhado do tabuleiro uma imagem de cada par.
5. Cole o outro par de cada imagem nos seis quadrados recortados.
6. Procure imagens diferentes para colar nos quatro quadrados restantes.
Bolsa
  • 1 garrafa de PET lisa
  • estilete ou tesoura
  • fita de seda para fecho e alça (pode-se utilizar alça de silicone)
Etapas
1. Corte o bocal da garrafa
2. Corte um dos lados até a metade
3. Faça um furo de cada lado logo abaixo do corte para inserir a alça. Se for feita mochilinha, deve-se fazer dois furos na parte de trás também. (No caso da alça de silicone, o ideal é coloca-las com rebites)
4. Faça quatro furos (dois em cima e dois embaixo) para a colocação do fecho. (Os dois furos de baixo podem ser substituídos por um botão grande)
5. Dobre a aba que sobrou para fazer a tampa de bolsa e feche-a com a fita de seda ou utilize um botão
6. Pregue a alça da bolsa tiracolo.
Pregue as alças da mochilinha.



CESTARIA COM JORNAL
Material necessário:
  • jornal (ou revista)
  • tesoura
  • verniz
Etapas:
1. Corte uma folha inteira de jornal em quatro partes, ao comprido. Enrole cada uma das quatro partes a partir da ponta, na diagonal, para fazer os canudos de jornal.

Dica: deixe uma das pontas do canudo mais apertada que a outra.

2. Separe sete canudos de jornal para começar a trançar.
Coloque na mesa ou bancada quatro canudos (canudos 1 a 4), um ao lado do outro, com uma distância de aproximadamente 2 cm entre eles.

Traçando:
- Pegue o canudo 5 e comece a trançar perperdicularmente aos outros quatro, na porção central. Passe por cima do canudo 1, por baixo do canudo 2, por cima do canudo 3 e por baixo do canudo 4.

- Pegue o canudo 6 e repita a operação, dessa vez começando por baixo do canudo 1, por cima do 2, por baixo do 3 e por cima do 4.
- Trance o canudo 7 da mesma maneira que fez com o canudo 5. 
3. Pegue uma das pontas do canudo 1 e comece a trançar, passando por baixo do canudo 2, por cima do 3, por baixo do 4, por cima do 5, por baixo do 6  e assim sucessivamente.
4. Quando o canudo 1 estiver quase todo trançado, pegue um novo canudo e emende nele para continuar a trançar.

Dica: encaixe a ponta do canudo novo por dentro ou por fora da ponta do canudo 1 (lembre-se que os canudos tem uma ponta mais justa que a outra).

5. Continue trançando até atingir o tamanho da cesta que você quer.

Dica: para fazer cestas mais altas você pode emendar novos canudos nos canudos da base ( 2, 3, 4, 5, 6 e 7).

6. Quando alcançar o tamanho desejado, faça os arremates escondendo as pontas que sobrarem.

Dica: passe verniz na cesta para impermeabilizá-la. Se preferir, use verniz incolor para depois poder dar um acabamento com tintas coloridas.








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