Projeto Construindo e aprendendo para a vida "Do lixo ao luxo"

Professor: Márcio Amambahy
Meio Ambiente: GEOGRAFIA
“Construindo e aprendendo para vida”
“Do lixo ao luxo”

INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA:
Sendo a escola o ambiente próprio para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel como construtores de uma sociedade mais justa, na quais todos tenham oportunidades iguais de trabalho, moradia, saúde e lazer, cabe a ela promover o debate sobre questões que interfiram diretamente na qualidade de vida da comunidade na qual está inserida. A Cidade de Quijingue, onde a escola está localizada, ao longo de sua história traz consigo uma característica que compromete intensamente a qualidade de vida de seus moradores: a precariedade da infra-estrutura de saneamento básico. Diante desse quadro, aos problemas da comunidade de modo que sejam apontados caminhos na sua solução. Um dos problemas mais evidentes que vêm afligindo a comunidade diz respeito ao lixo. Com o intuito de apontar soluções viáveis e de fácil execução, os professores iniciaram o desenvolvimento do referido projeto com o objetivo de buscar e propor soluções e/ou alternativas para o problema em questão.

PROBLEMATIZAÇÃO:
QUESTÕES ESSENCIAIS:
· É possível reduzir o lixo no planeta terra?
· Que alternativas se apresentam para a redução do lixo?
· O que vai para o lixo poderia ser utilizado de alguma forma?
· Quanto tempo o material jogado no lixo leva para ser incorporado pela natureza?
· A modificação nos hábitos de consumo contribuiria para a solução do problema do lixo?

OBJETIVOS:
· Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e adotar posturas favoráveis à sustentabilidade ambiental na escola, em casa e na comunidade.
· Reconhecer que a situação ambiental da escola constitui responsabilidade do grupo quanto a sua melhoria e conservação.
· Possibilitar o desenvolvimento de atitudes saudáveis e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação no gerenciamento do ambiente.
· Oportunizar ao aluno a conscientização de que os problemas ambientais dizem respeito a todos, e só podem ser amenizadas mediante uma postura participativa.
· Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
· Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
· Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.
· Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Desenvolver e estimular nos jovens a criatividade;
Desenvolver a oralidade, a socialização;

Procedimentos/ estratégias:
v Assistir a vídeo sobre o lixo e a preservação da natureza; “WALL-E” Desenho/ Filme da PIXAR- Walt Disney/ (no Pátio, como sessão cinema)
v Proporcionar uma visita ao lixão (aterro sanitário) da cidade.
v Produzir textos, peças teatrais e murais so­bre a reciclagem e Meio Ambiente.
v Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela. Sendo apresentado a todos. (PEÇA TEATRAL)
v “Apresentação de Jornal Falado”: utilizan­do reportagens de jornais e revistas.
v Produzir textos poéticos sobre o Meio Am­biente. Apresentando debates entre as salas sobre o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais lim­pos.
v Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
v Pesquisar os processos da reciclagem.
v Pesquisar sobre o tempo de decomposi­ção gasto para cada tipo de material. Informando nos stands.
v Conhecer os cuidados que se devem ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado. Apresentação com um convidado, um profissional da área de saúde. Ex. Médico.
v Promover a gincana ambiental, através da coleta seletiva na comunidade.
v Promover a confecção através da reciclagem; criação dos “stands”. Objetos feitos a partir de materiais que saíram do lixo.
v Divulgação dos resultados positivos quanto à redução, reutilização e reciclagem do lixo. Por meio do relatório final elaborado por cada turma.
v Elaboração de slogans para as campanhas de manutenção da limpeza na escola e na comunidade. Produção de cartazes e de murais no pátio da escola e para visitas e passeata.
v Campanha de limpeza e de redução do consumo na comunidade. Por meio de passeatas
v Campanha de coleta seletiva; papel, vidro e alumínio na comunidade, para a confecção dos trabalhos (gincana) e exposição nos stands. Na qual cada turma terá seu stand.
v Conscientização através dos alunos da instituição na comunidade ou em outras escolas, através de visitas diretas e passeatas; sobre o acondicionamento do lixo.
v Socialização do projeto pelos alunos.
v Produção de stands de reciclagem, aberto a visitação dos pais e de outros estudantes e autoridades locais.

PRODUÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Os alunos elaborarão as seguintes produções:
· Relatórios;
· Cartazes;
· Murais;
· Produções de stands (objetos com materiais reciclados)
· Slogans;
· Peça teatral;
· Textos diversos; Apresentações;
· Caminhada pelo meio ambiente;

CRONOGRAMA:
O projeto terá uma duração de uma semana em dias consecutivos. Sendo que será dividida em duas etapas:

ETAPA I PREPARATÓRIA:
Cada turma terá um tutor (professor) no qual norteara os alunos nas pesquisas e atividades e também na visitação ao lixão.
Cada turma fará pesquisas em equipes na sala de informática sobre os processos de reciclagem e as diversas maneiras de acondicionamento de lixo.
Produções textuais; para apresentações teatrais; jornal e debate, fixação de textos e produções nos murais na escola.
Apresentação do vídeo: WALL-E; e do profissional de saúde para atentar sobre os riscos que o lixo pode trazer para as pessoas.
Gincana, cada turma terá que arrecadar o maior numero possível de materiais para confeccionarem seus stands, sendo que estes junto ao tutor decidirão o que irão apresentar no stand, tendo que explicar todo processo de confecção, desde o produto utilizado até sua finalização.

ETAPA II APRESENTAÇÕES:
Apresentação teatral; Apresentação do jornal falado; Passeata com utilização de cartazes para mobilizar todos na comunidade.
Stands aberto a visitações.
Relatório final das atividades.

PUBLICO ALVO:
Será aplicado o projeto aos alunos de 4ª a 8ª série.

RECURSOS UTILIZADOS:
· Vídeo e TV;
· Data show;
· Cartolinas;
· Xerox;
· Quadro de giz e giz;
· Lápis de cor e giz de cera e hidrocor;
· Tesouras, cola, fita adesiva, barbante, linha de nylon;
· Papel Oficio, cartolina, metro;
· Sucatas; Plásticos, vidros, latas...
· Aparelho de som, microfone, Filmadora e ou Máquina fotográfica.
· Livros; revistas, INTERNET;
· Computador;

AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará de forma processual, através da observação de resultados práticos rotineiro, como a redução do desperdício do lanche, maior conservação dos ambientes da escola, valorização dos materiais didáticos, (livros, cadernos e revistas) e modificação dos hábitos de consumo a partir da concretização do reduzir, reutilizar e reciclar. E também através das produções propostas aos alunos como forma de incentivo.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
· BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia – Terceiro e Quarto Ciclos de Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
· BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências – Terceiro e Quarto Ciclos de
· Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
· BRASIL Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos –
· Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436p.
· FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Ofício de Professor: Aprender mais para ensinar melhor – Meio ambiente e qualidade de vida. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2002.
· LIVRO do diretor: Espaços & pessoas. São Paulo: CEDA/MEC, 2002. 144p.
· REVISTAS MUNDO JOVEM;
· http://www.recicloteca.org.br

Comentários

Unknown disse…
foi muito bom e critico

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