Projeto Construindo e aprendendo para a vida "Do lixo ao luxo"
Professor: Márcio Amambahy
Meio Ambiente: GEOGRAFIA
“Construindo e aprendendo para vida”
“Do lixo ao luxo”
INTRODUÇÃO
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola elaborou seu projeto “Despertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA:
Sendo a escola o ambiente próprio para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel como construtores de uma sociedade mais justa, na quais todos tenham oportunidades iguais de trabalho, moradia, saúde e lazer, cabe a ela promover o debate sobre questões que interfiram diretamente na qualidade de vida da comunidade na qual está inserida. A Cidade de Quijingue, onde a escola está localizada, ao longo de sua história traz consigo uma característica que compromete intensamente a qualidade de vida de seus moradores: a precariedade da infra-estrutura de saneamento básico. Diante desse quadro, aos problemas da comunidade de modo que sejam apontados caminhos na sua solução. Um dos problemas mais evidentes que vêm afligindo a comunidade diz respeito ao lixo. Com o intuito de apontar soluções viáveis e de fácil execução, os professores iniciaram o desenvolvimento do referido projeto com o objetivo de buscar e propor soluções e/ou alternativas para o problema em questão.
PROBLEMATIZAÇÃO:
QUESTÕES ESSENCIAIS:
· É possível reduzir o lixo no planeta terra?
· Que alternativas se apresentam para a redução do lixo?
· O que vai para o lixo poderia ser utilizado de alguma forma?
· Quanto tempo o material jogado no lixo leva para ser incorporado pela natureza?
· A modificação nos hábitos de consumo contribuiria para a solução do problema do lixo?
OBJETIVOS:
· Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e adotar posturas favoráveis à sustentabilidade ambiental na escola, em casa e na comunidade.
· Reconhecer que a situação ambiental da escola constitui responsabilidade do grupo quanto a sua melhoria e conservação.
· Possibilitar o desenvolvimento de atitudes saudáveis e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação no gerenciamento do ambiente.
· Oportunizar ao aluno a conscientização de que os problemas ambientais dizem respeito a todos, e só podem ser amenizadas mediante uma postura participativa.
· Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
· Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
· Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
· Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Desenvolver e estimular nos jovens a criatividade;
Desenvolver a oralidade, a socialização;
Procedimentos/ estratégias:
v Assistir a vídeo sobre o lixo e a preservação da natureza; “WALL-E” Desenho/ Filme da PIXAR- Walt Disney/ (no Pátio, como sessão cinema)
v Proporcionar uma visita ao lixão (aterro sanitário) da cidade.
v Produzir textos, peças teatrais e murais sobre a reciclagem e Meio Ambiente.
v Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela. Sendo apresentado a todos. (PEÇA TEATRAL)
v “Apresentação de Jornal Falado”: utilizando reportagens de jornais e revistas.
v Produzir textos poéticos sobre o Meio Ambiente. Apresentando debates entre as salas sobre o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais limpos.
v Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
v Pesquisar os processos da reciclagem.
v Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para cada tipo de material. Informando nos stands.
v Conhecer os cuidados que se devem ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado. Apresentação com um convidado, um profissional da área de saúde. Ex. Médico.
v Promover a gincana ambiental, através da coleta seletiva na comunidade.
v Promover a confecção através da reciclagem; criação dos “stands”. Objetos feitos a partir de materiais que saíram do lixo.
v Divulgação dos resultados positivos quanto à redução, reutilização e reciclagem do lixo. Por meio do relatório final elaborado por cada turma.
v Elaboração de slogans para as campanhas de manutenção da limpeza na escola e na comunidade. Produção de cartazes e de murais no pátio da escola e para visitas e passeata.
v Campanha de limpeza e de redução do consumo na comunidade. Por meio de passeatas
v Campanha de coleta seletiva; papel, vidro e alumínio na comunidade, para a confecção dos trabalhos (gincana) e exposição nos stands. Na qual cada turma terá seu stand.
v Conscientização através dos alunos da instituição na comunidade ou em outras escolas, através de visitas diretas e passeatas; sobre o acondicionamento do lixo.
v Socialização do projeto pelos alunos.
v Produção de stands de reciclagem, aberto a visitação dos pais e de outros estudantes e autoridades locais.
PRODUÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Os alunos elaborarão as seguintes produções:
· Relatórios;
· Cartazes;
· Murais;
· Produções de stands (objetos com materiais reciclados)
· Slogans;
· Peça teatral;
· Textos diversos; Apresentações;
· Caminhada pelo meio ambiente;
CRONOGRAMA:
O projeto terá uma duração de uma semana em dias consecutivos. Sendo que será dividida em duas etapas:
ETAPA I PREPARATÓRIA:
Cada turma terá um tutor (professor) no qual norteara os alunos nas pesquisas e atividades e também na visitação ao lixão.
Cada turma fará pesquisas em equipes na sala de informática sobre os processos de reciclagem e as diversas maneiras de acondicionamento de lixo.
Produções textuais; para apresentações teatrais; jornal e debate, fixação de textos e produções nos murais na escola.
Apresentação do vídeo: WALL-E; e do profissional de saúde para atentar sobre os riscos que o lixo pode trazer para as pessoas.
Gincana, cada turma terá que arrecadar o maior numero possível de materiais para confeccionarem seus stands, sendo que estes junto ao tutor decidirão o que irão apresentar no stand, tendo que explicar todo processo de confecção, desde o produto utilizado até sua finalização.
ETAPA II APRESENTAÇÕES:
Apresentação teatral; Apresentação do jornal falado; Passeata com utilização de cartazes para mobilizar todos na comunidade.
Stands aberto a visitações.
Relatório final das atividades.
PUBLICO ALVO:
Será aplicado o projeto aos alunos de 4ª a 8ª série.
RECURSOS UTILIZADOS:
· Vídeo e TV;
· Data show;
· Cartolinas;
· Xerox;
· Quadro de giz e giz;
· Lápis de cor e giz de cera e hidrocor;
· Tesouras, cola, fita adesiva, barbante, linha de nylon;
· Papel Oficio, cartolina, metro;
· Sucatas; Plásticos, vidros, latas...
· Aparelho de som, microfone, Filmadora e ou Máquina fotográfica.
· Livros; revistas, INTERNET;
· Computador;
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará de forma processual, através da observação de resultados práticos rotineiro, como a redução do desperdício do lanche, maior conservação dos ambientes da escola, valorização dos materiais didáticos, (livros, cadernos e revistas) e modificação dos hábitos de consumo a partir da concretização do reduzir, reutilizar e reciclar. E também através das produções propostas aos alunos como forma de incentivo.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
· BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia – Terceiro e Quarto Ciclos de Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
· BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências – Terceiro e Quarto Ciclos de
· Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
· BRASIL Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos –
· Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436p.
· FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Ofício de Professor: Aprender mais para ensinar melhor – Meio ambiente e qualidade de vida. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2002.
· LIVRO do diretor: Espaços & pessoas. São Paulo: CEDA/MEC, 2002. 144p.
· REVISTAS MUNDO JOVEM;
· http://www.recicloteca.org.br
Meio Ambiente: GEOGRAFIA
“Construindo e aprendendo para vida”
“Do lixo ao luxo”
INTRODUÇÃO
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola elaborou seu projeto “Despertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA:
Sendo a escola o ambiente próprio para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel como construtores de uma sociedade mais justa, na quais todos tenham oportunidades iguais de trabalho, moradia, saúde e lazer, cabe a ela promover o debate sobre questões que interfiram diretamente na qualidade de vida da comunidade na qual está inserida. A Cidade de Quijingue, onde a escola está localizada, ao longo de sua história traz consigo uma característica que compromete intensamente a qualidade de vida de seus moradores: a precariedade da infra-estrutura de saneamento básico. Diante desse quadro, aos problemas da comunidade de modo que sejam apontados caminhos na sua solução. Um dos problemas mais evidentes que vêm afligindo a comunidade diz respeito ao lixo. Com o intuito de apontar soluções viáveis e de fácil execução, os professores iniciaram o desenvolvimento do referido projeto com o objetivo de buscar e propor soluções e/ou alternativas para o problema em questão.
PROBLEMATIZAÇÃO:
QUESTÕES ESSENCIAIS:
· É possível reduzir o lixo no planeta terra?
· Que alternativas se apresentam para a redução do lixo?
· O que vai para o lixo poderia ser utilizado de alguma forma?
· Quanto tempo o material jogado no lixo leva para ser incorporado pela natureza?
· A modificação nos hábitos de consumo contribuiria para a solução do problema do lixo?
OBJETIVOS:
· Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas e adotar posturas favoráveis à sustentabilidade ambiental na escola, em casa e na comunidade.
· Reconhecer que a situação ambiental da escola constitui responsabilidade do grupo quanto a sua melhoria e conservação.
· Possibilitar o desenvolvimento de atitudes saudáveis e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação no gerenciamento do ambiente.
· Oportunizar ao aluno a conscientização de que os problemas ambientais dizem respeito a todos, e só podem ser amenizadas mediante uma postura participativa.
· Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
· Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
· Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
· Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Desenvolver e estimular nos jovens a criatividade;
Desenvolver a oralidade, a socialização;
Procedimentos/ estratégias:
v Assistir a vídeo sobre o lixo e a preservação da natureza; “WALL-E” Desenho/ Filme da PIXAR- Walt Disney/ (no Pátio, como sessão cinema)
v Proporcionar uma visita ao lixão (aterro sanitário) da cidade.
v Produzir textos, peças teatrais e murais sobre a reciclagem e Meio Ambiente.
v Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela. Sendo apresentado a todos. (PEÇA TEATRAL)
v “Apresentação de Jornal Falado”: utilizando reportagens de jornais e revistas.
v Produzir textos poéticos sobre o Meio Ambiente. Apresentando debates entre as salas sobre o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais limpos.
v Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
v Pesquisar os processos da reciclagem.
v Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para cada tipo de material. Informando nos stands.
v Conhecer os cuidados que se devem ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal-acondicionado. Apresentação com um convidado, um profissional da área de saúde. Ex. Médico.
v Promover a gincana ambiental, através da coleta seletiva na comunidade.
v Promover a confecção através da reciclagem; criação dos “stands”. Objetos feitos a partir de materiais que saíram do lixo.
v Divulgação dos resultados positivos quanto à redução, reutilização e reciclagem do lixo. Por meio do relatório final elaborado por cada turma.
v Elaboração de slogans para as campanhas de manutenção da limpeza na escola e na comunidade. Produção de cartazes e de murais no pátio da escola e para visitas e passeata.
v Campanha de limpeza e de redução do consumo na comunidade. Por meio de passeatas
v Campanha de coleta seletiva; papel, vidro e alumínio na comunidade, para a confecção dos trabalhos (gincana) e exposição nos stands. Na qual cada turma terá seu stand.
v Conscientização através dos alunos da instituição na comunidade ou em outras escolas, através de visitas diretas e passeatas; sobre o acondicionamento do lixo.
v Socialização do projeto pelos alunos.
v Produção de stands de reciclagem, aberto a visitação dos pais e de outros estudantes e autoridades locais.
PRODUÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Os alunos elaborarão as seguintes produções:
· Relatórios;
· Cartazes;
· Murais;
· Produções de stands (objetos com materiais reciclados)
· Slogans;
· Peça teatral;
· Textos diversos; Apresentações;
· Caminhada pelo meio ambiente;
CRONOGRAMA:
O projeto terá uma duração de uma semana em dias consecutivos. Sendo que será dividida em duas etapas:
ETAPA I PREPARATÓRIA:
Cada turma terá um tutor (professor) no qual norteara os alunos nas pesquisas e atividades e também na visitação ao lixão.
Cada turma fará pesquisas em equipes na sala de informática sobre os processos de reciclagem e as diversas maneiras de acondicionamento de lixo.
Produções textuais; para apresentações teatrais; jornal e debate, fixação de textos e produções nos murais na escola.
Apresentação do vídeo: WALL-E; e do profissional de saúde para atentar sobre os riscos que o lixo pode trazer para as pessoas.
Gincana, cada turma terá que arrecadar o maior numero possível de materiais para confeccionarem seus stands, sendo que estes junto ao tutor decidirão o que irão apresentar no stand, tendo que explicar todo processo de confecção, desde o produto utilizado até sua finalização.
ETAPA II APRESENTAÇÕES:
Apresentação teatral; Apresentação do jornal falado; Passeata com utilização de cartazes para mobilizar todos na comunidade.
Stands aberto a visitações.
Relatório final das atividades.
PUBLICO ALVO:
Será aplicado o projeto aos alunos de 4ª a 8ª série.
RECURSOS UTILIZADOS:
· Vídeo e TV;
· Data show;
· Cartolinas;
· Xerox;
· Quadro de giz e giz;
· Lápis de cor e giz de cera e hidrocor;
· Tesouras, cola, fita adesiva, barbante, linha de nylon;
· Papel Oficio, cartolina, metro;
· Sucatas; Plásticos, vidros, latas...
· Aparelho de som, microfone, Filmadora e ou Máquina fotográfica.
· Livros; revistas, INTERNET;
· Computador;
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará de forma processual, através da observação de resultados práticos rotineiro, como a redução do desperdício do lanche, maior conservação dos ambientes da escola, valorização dos materiais didáticos, (livros, cadernos e revistas) e modificação dos hábitos de consumo a partir da concretização do reduzir, reutilizar e reciclar. E também através das produções propostas aos alunos como forma de incentivo.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem a todos nós a chance de herdar um planeta bom de viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
· BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia – Terceiro e Quarto Ciclos de Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
· BRASIL. Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências – Terceiro e Quarto Ciclos de
· Ensino Fundamental – 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
· BRASIL Ministério da Cultura – Secretaria de Educação Fundamental.
· Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos –
· Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436p.
· FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Ofício de Professor: Aprender mais para ensinar melhor – Meio ambiente e qualidade de vida. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2002.
· LIVRO do diretor: Espaços & pessoas. São Paulo: CEDA/MEC, 2002. 144p.
· REVISTAS MUNDO JOVEM;
· http://www.recicloteca.org.br
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