UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO
DE CIÊNCIAS HUMANAS-CAMPUS XXII
COLEGIADO
DE GEOGRAFIA
MÁRCIO
AMAMBAHY
TRABALHO
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA:
PROJETO
ESTÁGIO
PROFESSORA FORMADORA: DOLORES
EUCLIDES
DA CUNHA
2015
MÁRCIO AMAMBAHY
PROJETO
ESTÁGIO
Trabalho, apresentado à
Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH
- CAMPUS IV, Colegiado de Geografia, como requisito de avaliação do componente
curricular Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura plena em
Geografia.
EUCLIDES DA CUNHA
2015
Tema: Natureza e tecnologias
Introdução
O
espaço geográfico é uma combinação de elementos da natureza, do meio técnico e
do meio tecnocientífico. Atualmente, o espaço geográfico diferencia-se muito
menos em função das suas características naturais do que das condições técnicas
e organizacionais presentes em cada área. Desde os primórdios, a relação
entre as sociedades e a natureza é medida pelos sistemas técnicos. O
desenvolvimento tecnológico caminha no sentido de ampliar as necessidades
sociais e os meios técnicos para a incorporação de novos recursos,
transformando continuamente elementos da natureza em recursos naturais.
Justificativa
A
atividade hall de conteúdos foi elaborada para possibilitar aos alunos da 1ª
série do ensino médio, maior conhecimento e interação com o assunto “Natureza e
tecnologias” que é tão difundido, porém pouco debatido sobre uma visão
geográfica crítica. E os alunos precisam construir tão visão.
Objetivos
·
Geral:
Contribuir
na construção de uma visão crítica sobre a atual situação do mundo em relação à
natureza e as tecnologias.
·
Específicos:
Entender
o que é a natureza humanizada
Destacar
a grande importância dos recursos naturais
Conhecer
os fundamentos da cartografia
Identificar
os avanços tecnológicos e sua importância para a cartografia
Conteúdos
·
Natureza
e tempo da sociedade
·
A
natureza humanizada
·
Os
recursos naturais
·
Os
mapas e as visões do mundo
·
Os
fundamentos da cartografia
·
Cartografia
e as novas tecnologias
Tempo estimado
20
aulas (50min cada)
Publico alvo
Alunos
da 1ª série do ensino médio
Local
Colégio
Estadual Dr Rubem Carneiro\ Nordestina – BA.
Recursos
Livro
didático
Apostilas
(referencial teórico de autores)
Mapa-múndi
Projetor
de imagens
Notebook
Laboratório
de informática
Papel
metro
Tesoura
Figuras
(imagens)
Lápis
piloto
Lousa
e giz
Material
do aluno
Paisagens
Documentários
Filmes
Televisão
com DVD
Metodologia
Aulas
expositivas sobre o tema
Debates
Atividades
de fixação
Pesquisas
orientadas
Trabalho
em grupo
Desenvolvimento
Para
iniciar, será realizada uma problematização em torno do conteúdo que será
estudado (natureza e tempo da sociedade e a natureza humanizada), observando o
conhecimento de causa que eles possuem. A aula seguirá com diálogos e exposição
do conteúdo através do livro didático, proporcionando uma interação de alunos,
professor e objeto do conhecimento. Após a apresentação do conteúdo a ser
estudado será entregue para os alunos apostilas com conceitos e exemplos para
estudo e discutido na turma.
Levar
os alunos até o laboratório de informática da escola para que eles possam
acessar os sites sugeridos no livro didático, a exemplo o www.mma.gov.br site do Ministério do Meio
Ambiente que proporcionará aos alunos conhecer as principais áreas de proteção
ambiental no território brasileiro, determinadas pelo Sistema Nacional de
Unidades de Conservação (SNUC). Em seguida retomar o assunto recursos
naturais no livro didático e pedir para os alunos fazerem uma leitura, sugerir
uma atividade de fixação e pedir que eles respondam através do conhecimento
adquirido durante a leitura e a pesquisa.
Após
explorar os temas, os mapas e as visões do mundo e os fundamentos da
cartografia e as novas tecnologias. Assistir ao filme Cidade dos homens:
correio, direção de Kátia Lund e Paulo Lins. Brasil, 2002. “O terceiro episódio
da primeira temporada da série apresenta os personagens diante do problema da
falta do serviço do correio na favela. Eles iniciam o trabalho como carteiros
e, após uma falha na entrega das correspondências, decidem produzir um mapa da
comunidade”. Em seguida propor que os alunos produzam uma síntese escrita do
que viram no filme relacionando com o tema estudado.
Haverá
uma reflexão em torno do conteúdo estudado, breve revisão de tudo o que já foi
visto e em seguida, será desenvolvida uma dinâmica compreendendo o conteúdo em
questão. Os alunos deverão formar grupos e em seguida construir um mural de
notícias, após apresentação e exposição do mural.
Avaliação
Verificar
as transformações ocorridas diante da temática abordada, analisar as mudanças
de compreensão e atitudinais dos alunos e verificar a participação e dedicação
em todo o processo.
Referências
Conexões,
Estudos de Geografia Geral e do Brasil. Lygia Terra, Regiane Araújo, Raul
Borges Guimarães, São Paulo: Moderna 1ª edição, 2010.
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