UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CAMPUS XXII
COLEGIADO DE GEOGRAFIA

MÁRCIO AMAMBAHY



TRABALHO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA:
PROJETO ESTÁGIO

PROFESSORA FORMADORA: DOLORES
















EUCLIDES DA CUNHA
2015

MÁRCIO AMAMBAHY









PROJETO ESTÁGIO



Trabalho, apresentado à Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH - CAMPUS IV, Colegiado de Geografia, como requisito de avaliação do componente curricular Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura plena em Geografia.

























EUCLIDES DA CUNHA
2015
Tema: Natureza e tecnologias

Introdução
O espaço geográfico é uma combinação de elementos da natureza, do meio técnico e do meio tecnocientífico. Atualmente, o espaço geográfico diferencia-se muito menos em função das suas características naturais do que das condições técnicas e organizacionais presentes em cada área.  Desde os primórdios, a relação entre as sociedades e a natureza é medida pelos sistemas técnicos. O desenvolvimento tecnológico caminha no sentido de ampliar as necessidades sociais e os meios técnicos para a incorporação de novos recursos, transformando continuamente elementos da natureza em recursos naturais.

Justificativa
A atividade hall de conteúdos foi elaborada para possibilitar aos alunos da 1ª série do ensino médio, maior conhecimento e interação com o assunto “Natureza e tecnologias” que é tão difundido, porém pouco debatido sobre uma visão geográfica crítica. E os alunos precisam construir tão visão.

Objetivos
·         Geral:
Contribuir na construção de uma visão crítica sobre a atual situação do mundo em relação à natureza e as tecnologias.
·         Específicos:
Entender o que é a natureza humanizada
Destacar a grande importância dos recursos naturais
Conhecer os fundamentos da cartografia
Identificar os avanços tecnológicos e sua importância para a cartografia

Conteúdos
·         Natureza e tempo da sociedade
·         A natureza humanizada
·         Os recursos naturais
·         Os mapas e as visões do mundo
·         Os fundamentos da cartografia
·         Cartografia e as novas tecnologias


Tempo estimado
20 aulas (50min cada)
Publico alvo
Alunos da 1ª série do ensino médio
Local
Colégio Estadual Dr Rubem Carneiro\ Nordestina – BA.

Recursos
Livro didático
Apostilas (referencial teórico de autores)
Mapa-múndi
Projetor de imagens
Notebook
Laboratório de informática
Papel metro
Tesoura
Figuras (imagens)
Lápis piloto
Lousa e giz
Material do aluno
Paisagens
Documentários
Filmes
Televisão com DVD

Metodologia
Aulas expositivas sobre o tema
Debates
Atividades de fixação
Pesquisas orientadas
Trabalho em grupo

Desenvolvimento
Para iniciar, será realizada uma problematização em torno do conteúdo que será estudado (natureza e tempo da sociedade e a natureza humanizada), observando o conhecimento de causa que eles possuem. A aula seguirá com diálogos e exposição do conteúdo através do livro didático, proporcionando uma interação de alunos, professor e objeto do conhecimento. Após a apresentação do conteúdo a ser estudado será entregue para os alunos apostilas com conceitos e exemplos para estudo e discutido na turma.
Levar os alunos até o laboratório de informática da escola para que eles possam acessar os sites sugeridos no livro didático, a exemplo o www.mma.gov.br site do Ministério do Meio Ambiente que proporcionará aos alunos conhecer as principais áreas de proteção ambiental no território brasileiro, determinadas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).  Em seguida retomar o assunto recursos naturais no livro didático e pedir para os alunos fazerem uma leitura, sugerir uma atividade de fixação e pedir que eles respondam através do conhecimento adquirido durante a leitura e a pesquisa.
Após explorar os temas, os mapas e as visões do mundo e os fundamentos da cartografia e as novas tecnologias. Assistir ao filme Cidade dos homens: correio, direção de Kátia Lund e Paulo Lins. Brasil, 2002. “O terceiro episódio da primeira temporada da série apresenta os personagens diante do problema da falta do serviço do correio na favela. Eles iniciam o trabalho como carteiros e, após uma falha na entrega das correspondências, decidem produzir um mapa da comunidade”. Em seguida propor que os alunos produzam uma síntese escrita do que viram no filme relacionando com o tema estudado.
Haverá uma reflexão em torno do conteúdo estudado, breve revisão de tudo o que já foi visto e em seguida, será desenvolvida uma dinâmica compreendendo o conteúdo em questão. Os alunos deverão formar grupos e em seguida construir um mural de notícias, após apresentação e exposição do mural.

Avaliação
Verificar as transformações ocorridas diante da temática abordada, analisar as mudanças de compreensão e atitudinais dos alunos e verificar a participação e dedicação em todo o processo.

Referências
Conexões, Estudos de Geografia Geral e do Brasil. Lygia Terra, Regiane Araújo, Raul Borges Guimarães, São Paulo: Moderna 1ª edição, 2010.


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