Resumo Giddens

• FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS/ ENSINO Á DISTANCIA – FTC/EAD. Módulo de Sociologia, “As Conseqüências da modernidade”. Texto de Anthony Giddens.


RESUMO

O texto coloca em pauta para discussão questões para definir os complexos mecanismos que separam o moderno do pré-moderno, e com auxilio de sistemas de desencaixe e tempo e espaço procura compreender a própria modernidade. Apresentando, descontinuidades da modernidade e da historia da humanidade como um todo, pois existem descontinuidades em varias partes do desenvolvimento histórico, como, por exemplo, nos pontos de transição entre as sociedades tribais e a emergência de estados agrários. Ao mesmo tempo observa-se, que as organizações institucionais modernas, sob alguns aspectos são únicas e diferentes em formas de todo tipo de ordem tradicional. Sendo assim capturar a essência das descontinuidades em questão torna-se fundamental para compreensão do contexto atual da modernidade. Criando-se assim um novo cenário para ser analisado, já que as instituições modernas não podem ser enquadradas nos métodos utilizados para analisar outras organizações de tempos passados, pois estas instituições possuem características únicas, propicias e validas apenas no contexto atual em que se encontram. Num contexto atual da modernidade, descrevendo modernidade como “estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa no século XVII e que de certa forma influenciaram no mundo”. No final do século XX, é afirmado que estamos no limiar de uma nova era, um passo além da própria modernidade, que para Giddens estamos vivendo as conseqüências desta modernidade, que de forma geral, padroniza e cria o contexto da tão comentada globalização. Devo neste momento começar a levantar questões, que mais chamaram a minha atenção dentro do texto, começando com Modernidade tempo e espaço, desencaixe e modernidade ou pós-modernidade?
O autor afirma que a modernidade e um fenômeno de dois gumes, o desenvolvimento das instituições sociais modernas e sua difusão em escala global, associadas aos avanços tecnológicos criariam um cenário propicio que contribuiriam para que os seres humanos gozassem de uma vida melhor, isso teoricamente falando. Pois em sua pratica existe a questão da “Oportunidade” enfatizada, como o lado sombrio da modernidade que se tornou muito evidente no século atual, porem, baseando-se em teorias fortemente enfatizadas pelos fundadores clássicos da sociologia como Marx, Durkheim e Max Weber. Giddens cita o ponto de vista dos três mais importantes contribuidores da sociologia moderna. Para Marx e Durkheim a era moderna seria turbulenta, já Max Weber tinha uma visão mais pessimista dos três. Contudo não se poderia prever o quanto extensivo viria a ser o lado mais obscuro da modernidade. Todos os três autores viram que o trabalho industrial moderno possuiria características de ordem degradantes, submetendo muitos seres humanos á disciplina de um trabalho maçante e repetitivo. O que eles não previram foi que o desenvolvimento das “forças de produção” teria um potencial destrutivo de larga escala em relação ao meio ambiente material. Nunca houve por parte da sociologia, grandes preocupações ecológicas e preservação do meio ambiente. Concluindo então que as concepções ideológicas do autor convergem para uma ruptura dos valores tradicionais, aderindo e absorvendo por uma ideologia de modernidade mais veloz, perante o presente, possibilitando, assim, uma nova compreensão dos valores sociais.

PALAVRAS-CHAVE: compreensão; valores; modernidade; descontinuidade; organização; social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENSINO MEDIO

Projeto Construindo e aprendendo para a vida "Do lixo ao luxo"

paródia para trabalhar os pontos cardeais em geografia