A familia numa visão antropologica

A família é a célula fundamental da sociedade, pois a ela agrega novos membros; forma a sua personalidade; transmitem valores essenciais da convivência civil e social, como a dignidade, a confiança mútua, a liberdade, o diálogo, a solidariedade, a obediência e respeito à autoridade. Influi em medida notável nas escolhas dos indivíduos em muitos âmbitos: conquistas, carreira profissional, emprego do tempo livre, amizades e relações sociais em geral. Na maioria das vezes desenvolve uma ação social direta através de empreendimentos familiares, envolvimento na escola, participação em associações, promoção humana.
Na modernidade ofuscou-se a consciência do papel social da família. Reconhece-se sua grande importância privada de caráter afetivo, mas pouca importância na sociedade e para a sociedade. Não lhe é assegurado o necessário apoio jurídico, econômico, assistencial e cultural. Falta-lhe proteção do estado. Ao contrário, o alargar-se dos deveres de trabalho e dos interesses, desgastam a unidade familiar em nossos dias. A mobilidade social cada vez mais rápida dificulta a aceitação de um relacionamento conjugal definitivo e favorece a permissividade sexual e as uniões provisórias não legalizadas. Confinadas no privado, fechada no isolamento afetivo, a relação conjugal acaba por se tornar mais pobre e frágil. Não sustentado adequadamente no plano econômico e cultural, o casal reduz ao mínimo os novos nascimentos, dando lugar a uma preocupante crise demográfica, principalmente nos países desenvolvidos. A família respira com dificuldade, mesmo que ainda seja considerada um valor por todos. Por outro lado, esse mal-estar vivenciado pela família vai repercutir de forma direta na sociedade, no surgimento de inúmeras outras.
É necessário redescobrir e valorizar plenamente o papel da família, comunidade intermediária entre indivíduo e sociedade. É preciso solicitar sua responsabilidade e apoiar seu compromisso especialmente no campo educativo e assistencial. A política deveria voltar-lhe uma atenção privilegiada e servi-la com iniciativas de apoio e de integração. Hoje as iniciativas de maior relevo poderiam ter os seguintes conteúdos: tutela da vida e apoio à maternidade ajuda econômica às famílias com filhos, facilidade na aquisição da casa própria, organização do trabalho que respeite as exigências da vida familiar, eqüidade fiscal com base nos encargos familiares, organização da escola de modo que as famílias tenham efetiva liberdade de escolha e possibilidade de participação, estruturação dos serviços assistenciais de tal forma que envolva as famílias, especialmente em relação aos deficientes e idosos. Valorizar a família significa prevenir muitos males da sociedade. Uma política para a família é uma política para a liberdade na solidariedade em favor de todos.

PALAVRAS CHAVE: família, liberdade, solidariedade, organização, cultural, valores, convivência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENSINO MEDIO

Projeto Construindo e aprendendo para a vida "Do lixo ao luxo"

paródia para trabalhar os pontos cardeais em geografia