Avaliação como um indicador academico

A avaliação é realmente um indicador necessário e confiável do Q.I acadêmico?


Primeiramente deve levar em consideração e ressaltar as diversas formas para o ato de avaliar, pois trata de uma ação que sempre se fez presente em sua ação educativa, sendo assim uma ferramenta essencial à educação, que ao mesmo tempo é inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento e reflexão sobre esta ação, pois, ninguém jamais ensinou nada a ninguém, o acadêmico é o agente da sua própria aprendizagem uma vez que o professor não é o dominador de todo o conhecimento, ele não sabe tudo, ele deve ser grato às perguntas que o levam a analisar e descobrir as respostas numa relação entre educador e educando. Porque como diz:

“Educar é fazer ato de sujeito é problematizar o mundo em que vivemos, para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente” Gadotti (1984).

Tendo em vista estas palavras podemos dizer claramente que a avaliação é um instrumento constante, que é capaz de transformar, ampliar e desenvolver novos conhecimentos e que é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. É indispensável à verificação da extensão das capacidades aprendidas, ou seja, confirmar a aprendizagem dos acadêmicos, que embora contar com um vasto aparato tecnológico avançado, ainda não pode ter ou estabelecer uma total e absoluta confiança nos processos de avaliações, nos quais são submetidos na academia ou instituição de ensino superior.
No entanto cabe salientar, que tudo na vida é avaliado, conscientemente ou inconscientemente, o perigo está em que os parâmetros sejam estabelecidos por terceiros e não pelos próprios interessados.
REFERENCIAS:
SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. 9 ed. Petrópolis – RJ. Ed. Vozes, 2002.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mito & Desafio Uma perspectiva construtivista. 33 ed. Porto Alegre. Ed. Mediação, 2003.

Comentários

Parabéns pela escolha de sua profeissão, pedagoggo. Fico muito feliz de saber que existem outros estudantes de pedagogia como eu. Estou no ultimo semestre. Fique atento ao seu curso, pois vi na grade curricular que vc so terá habilitação para os anos iniciais. Mas o curso de acordo com a diretriz de 15 de maio de 2006 a pedagogia passa a formar o licenciado pleno. Ou seja, irá atuar tanto na educação infantil, anos iniciais , eja educação de jovens e adultos, ensino médio nas materias pedagoggicas, , e podera concorrer a cargod de direção cordenação e orientação educacional. Seu artigo ficou 10. Sucesso

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