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Mostrando postagens de agosto, 2009

Serviço social

Política Social ou Políticas públicas? Para melhor compreendermos este questionamento se faz necessário que retrocedermos através da história, pois ela surge junto ao capitalismo meados no século XIX, pela necessidade de planejamento social e a fim de erradicar com as desigualdades sociais, que assolavam a época, porém se fez contraditória e até os dias de hoje, pois seu alcance é limitado a poucos. Que no contexto de uma realidade social é determinada, e a intervenção humana é sempre algo secundário, o que leva a assumir que a desigualdade social é dada e invariante. A Política Social poderia reconhecer a desigualdade social e a partir daí arquitetar meios que subsidiem, apóiem e acomodem a sociedade, pois "Quem sabe faz a hora, não espera jamais acontecer".

Trabalho de Literatura Infanto-juvenil

A Importância da Leitura para nossa vida. Até que ponto a leitura nos influencia? Prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta. Desde a minha infância a relação com a leitura tem sido muito bem relacionada com o meu presente. Lembro-me de forma inesquecível dos momentos de leitura que meu pai fazia sobre sua infância, recheadas de contos e causos, isto me levava ao mundo onde a leitura ascendia com significância, convidando a conhecer novos horizontes, nos quais a leitura transpassava a simples simbologia A leitura para mim não corresponde a uma simples decodificação de sím

Ensaio

A avaliação é realmente um indicador necessário e confiável do Q.I acadêmico? Márcio Nicanor Carvalho Amambahy Santos Acadêmico do 1º periodo do curso de Pedagogia Primeiramente deve levar em consideração e ressaltar as diversas formas para o ato de avaliar, pois trata de uma ação que sempre se fez presente em sua ação educativa, sendo assim uma ferramenta essencial à educação, que ao mesmo tempo é inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento e reflexão sobre esta ação, pois, ninguém jamais ensinou nada a ninguém, o acadêmico é o agente da sua própria aprendizagem uma vez que o professor não é o dominador de todo o conhecimento, ele não sabe tudo, ele deve ser grato às perguntas que o levam a analisar e descobrir as respostas numa relação entre educador e educando. Porque como diz: “Educar é fazer ato de sujeito é problematizar o mundo em que vivemos, para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo c

Trabalho de Inclusão

Inclusão escolar, sonho ou realidade? Márcio Nicanor Carvalho Amambahy Santos Acadêmico do 2º semestre do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas – AGES. RESUMO A Educação de alunos com necessidades educacionais especiais que, tradicionalmente se pautava num modelo de atendimento especializado e segregado, tem se voltado, nas últimas décadas para a chamada Educação Inclusiva. O presente artigo apresenta uma breve discussão sobre o processo de implantação da Educação Inclusiva no Brasil, analisando o papel da Educação Especial no âmbito desta política. O argumento aqui apresentado é de que o suporte da Educação Especial é imprescindível para o êxito da inclusão educacional de alunos com deficiências e outros comprometimentos. O artigo também considera como objeto prioritário de investigação, a avaliação das condições reais de inclusão que são oferecidas nas escolas, assim como o desenvolvimento de estratégias de intervenção que facilitem a implementação desta proposta. Palav

Meu Projeto Educacional

Porque e Para que avaliar? Avaliação numa perspectiva construtivista do conhecimento 1. Justificativa: O ato de avaliar sempre foi essencial a educação, desde os primórdios de sua história. Existem inúmeras definições para a palavra em questão, quanto a sua definição é medir, definir, determinar o conhecimento, ao mesmo tempo pontuar, estabelecendo conceitos, isto desencadeia uma série de problematizações e questionamentos que é o sistema avaliativo, que implica diretamente em vários fatores aos indivíduos avaliados, como o baixo desempenho, alto índice de reprovação do alunado, como também surgem outros problemas, para ambas as partes, tanto para o educador quanto para o educando, tais como, stress, fadiga, baixa produtividade nas atividades docentes, aproveitamento insatisfatório, por tanto, é dado ênfase a culminância ao desenvolvimento e aplicação deste projeto, que visa a transformação e análise do processo avaliativo institucional tanto para o calendário normal